Alienação Parental
Atuação em casos de alienação parental, protegendo os direitos dos menores e garantindo o cumprimento das responsabilidades parentais.
A mediação e conciliação são métodos alternativos de resolução de conflitos previstos pelo Código de Processo Civil (artigos 165 a 175), que visam facilitar acordos entre as partes de forma pacífica.
A mediação é indicada em casos onde há um vínculo emocional entre as partes, como nos conflitos familiares, e busca promover o diálogo com a ajuda de um mediador imparcial, o qual facilitará o diálogo entre as partes para que elas proponham suas próprias soluções.
A conciliação, por sua vez, é mais utilizada em disputas onde há pouca relação emocional entre os litigantes, visto que há um terceiro que, além de facilitar a conversa entre os envolvidos, poderá sugerir possíveis soluções para o conflito.
A importância de tais métodos está em reduzir o impacto emocional e financeiro dos litígios, preservando as relações interpessoais e diminuindo o tempo e custo dos processos judiciais.
Em ambos os casos o advogado atua como facilitador de acordos, orientando as partes a encontrar soluções que beneficiem todos os envolvidos.